Você sabe o que é Blockchain?
- Dr. Derek Candido
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.

A blockchain (também conhecida como “cadeia de blocos”) é uma tecnologia que permite a criação de registros digitais descentralizados e imutáveis. Mas porque descentralizada e imutável?
A blockchain é definida dessa forma pelo fato de não haver um ponto central onde se armazenam as informações, como um banco, por exemplo, fazendo com que seja descentralizada. Essencialmente, é um banco de dados distribuído que armazena informações em blocos interligados, formando uma cadeia. Cada bloco contém um conjunto de transações e um hash (um código único) do bloco anterior, o que garante a integridade e a sequência dos dados, dessa forma, imutável.
Essa cadeia de blocos é composta por duas partes: uma rede peer-to-peer e um banco de dados distribuído e descentralizado.
Rede Peer-to-peer 🤔
É uma rede de computadores que compartilha tarefas, trabalhos ou arquivos entre pares (peers). Estes atuam como parceiros na rede, onde cada usuário é chamado de nó.
Na blockchain, a rede P2P consiste em uma série de computadores e servidores, atuantes como nós. Sempre que uma nova informação, normalmente encriptadas e privada, entra na rede ela é propagada entre todos os nós.
Banco de dados distribuído e descentralizado 🫣
Significa que não há um ponto único de falha no sistema, de modo que se um no deixar a rede, outros nós já terão, armazenada, uma cópia exata de todas as informações compartilhadas. Inversamente, quando entra um novo no na rede, os nos iniciais imediatamente criam cópias de suas informações para o novo membro.
A blockchain ficou conhecida com o surgimento do Bitcoin, mas suas aplicações vão muito além disso, incluindo contratos inteligentes, rastreamento de cadeia de suprimentos, identidade digital e muito mais.
O que é um hash?
O código hash é um mecanismo de mão única que assegura a integridade de um documento assinado digitalmente. Sua função é criar identificadores únicos, permitindo a criptografia de todas as páginas e assegurando que o documento permaneça autêntico, sem qualquer alteração ou fraude. Se houver qualquer discrepância nas informações, a assinatura é considerada inválida.
De forma resumida, quando o emissor envia um documento, ele gera um código hash com o auxílio de uma chave privada, resultando em uma assinatura digital criptografada.
Em suma, a blockchain é uma tecnologia poderosa que permite a criação de registros digitais que são ao mesmo tempo descentralizados e imutáveis. Sua estrutura, baseada em uma rede peer-to-peer e em um banco de dados distribuído, elimina a necessidade de um ponto central de controle, garantindo que as informações sejam replicadas e preservadas em todos os nós da rede. Essa descentralização, aliada ao uso de hashes para assegurar a integridade dos dados, faz da blockchain uma solução segura e confiável para uma ampla gama de aplicações, desde criptomoedas como o Bitcoin até contratos inteligentes e rastreamento de cadeias de suprimentos.




Comentários